English

CONCURSO INSTITUTO MOREIRA SALLES/SP


R$ 84,00
Após prudente maturação, o Instituto Moreira Salles decidiu organizar um concurso fechado entre arquitetos brasileiros, para escolher o desenho de sua nova sede paulistana. Vinícius Andrade e Marcelo Morettin venceram cinco destacadas equipes: Angelo Bucci, Arquitetos Associados, Bernardes + Jacobsen, Marcio Kogan e Una Arquitetos. Além dos projetos participantes e de ensaios sobre as outras sedes do IMS – desenhadas por Olavo Redig de Campos e Aurelio Martinez Flores –, esta edição traz um relato sobre a competição, feito por um dos jurados: o editor de Monolito.

Projetada em 1948, a casa do embaixador Walther Moreira Salles (hoje sede do Instituto Moreira Salles no Rio de Janeiro) foi inaugurada em 1951. Situada no alto da Gávea, em um terreno com aproximadamente 10 mil metros quadrados, e em meio a uma exuberante mata atlântica (floresta da Tijuca), é um autêntico palacete moderno – também herdeiro das tradicionais “casas de chácara” cariocas, como a residência Raimundo Ottoni de Castro Maya (1954-57). Isto é, trata-se de uma construção monumental, elegante e austera, projetada para abrigar tanto uma família numerosa quanto uma intensa vida social, marcada por frequentes recepções para convidados ilustres. Um belo registro dessa vida aparece no filme Santiago (2007), de João Moreira Salles, em que, por intermédio da figura idiossincrática do mordomo argentino Santiago Badagiotti, vemos os bastidores dessa história. (trecho de "Casa Walther Moreira Salles", de Guilherme Wisnik)
 
 
*
 
O fim de semana na fazenda foi bom para o entrosamento dos jurados. O único compromisso oficial foi no fim da tarde do domingo, quando Flávio Pinheiro fez uma palestra sobre a história do IMS. Jornalista, ex-editor do Estadão e ex-curador da Festa Literária  Internacional de Paraty (Flip), ele é o atual superintendente executivo da instituição e também integrou o júri. Analisamos a maquete do projeto que Legorreta desenvolveu para o IMS, no mesmo terreno, na primeira parte da década passada e conversamos sobre o concurso. Nesse encontro descobrimos expectativas comuns, sobretudo em relação ao uso público do térreo e à importância dos ambientes de pesquisa e ensino. (trecho de "As Caixas", de Fernando Serapião)
 
 
*
 
No total, quantas reuniões vocês realizaram com a equipe?
MM Algumas. Na primeira conversamos sobre museu, os exemplos etc. 
VA Na segunda reunião, todos já tinham pensado no problema. Eu já tinha feito a primeira maquete, que tentava colocar no térreo o programa proposto. Foi uma verdadeira luta: teríamos que dividir o programa em duas partes, em meios-níveis, com fatias no sentido longitudinal, não funcionava. O restaurante era no fundo, o auditório era semienterrado e teríamos que jogar o estacionamento, que já era crítico, ainda mais baixo. Mas ela tinha a ideia de colocar a área de exposições em volume fechado, que resgatamos no final. (trecho da entrevista com Vinícius Andrade e Marcelo Morettin, por Fernando Serapião)
 
 


COLABORADORES

Cristiano Mascaro

Conselheiro de Monolito, Mascaro registrou em imagens as apresentações de todas as equipes no concurso do IMS. Também são suas as fotos da Casa da Gávea depois de ser transformada na sede carioca do instituto.

Leonardo Finotti

Baseado em São Paulo, Finotti cruzou a divisa em direção ao seu estado natal para registrar para Monolito a sede do IMS em Poços de Caldas. Equilibrou-se para conseguir colocar o chalé e o anexo de Martinez Flores no mesmo quadro.

Ludovic Carème

Como Gautherot, deixou Paris para trás e adotou o Brasil como lar, mas escolheu outra cidade. “Em São Paulo as coisas acontecem”, conta. Para esta edição, desceu ao subsolo para retratar Vinícius Andrade e Marcelo Morettin.

Marcel Gautherot

Em 1939, ele trocou a Paris pelo Rio, onde fotografou costumes e construções históricas e vanguardistas, até sua morte, em 1999. Nesta edição, são suas as fotos do início da década de 1950 da Casa da Gávea, onde está guardado seu acervo.

Nelson Kon

Além de fazer as imagens da maquete apresentada por Angelo Bucci no concurso, Kon produziu em seu estúdio, para este número de Monolito, as fotos do modelo vencedor e da caixa número 6.


SUMÁRIO

Textos
Perfil: "As caixas", de Fernando Serapião
Artigo: "Casa Walther Moreira Salles", de Guilherme Wisnik
Entrevista: "Vinícius Andrade e Marcelo Morettin", por Fernando Serapião

Ensaios fotográficos
Cristiano Mascaro, Marcel Gautherot, Leonardo Finotti

Obras selecionadas
Andrade Morettin Arquitetos (1º lugar)
Angelo Bucci / spbr
Arquitetos Associados
Bernardes & Jacobsen
Marcio Kogan / studio mk27
Una Arquitetos


Copyright 2011 - 2017 • Editora Monolito • Todos os direitos reservados
Criação de Sites - Célula Ideias