English

LOEBCAPOTE


R$ 89,00
Comemorando 50 anos de carreira, Roberto Loeb vive sua melhor fase profissional: além de colecionar prêmios, seu escritório atravessou a última década crescendo anualmente. O sucesso não é fruto de ações sociais ou consequência de um novo tipo de programa ou de cliente. Valorizando o desenho instigante, a estabilidade financeira está ligada à ampliação do ramo de atuação: além da arquitetura, sua equipe gerencia obras, feito alcançado graças às habilidades de um novo sócio, Luis Capote. Batizada de LoebCapote, a empresa possui um dedicado time, liderado por Damiano Leite e Chantal Longo.

“Ré-nhém-nhém, ré-nhém-nhém…”, o ruído contínuo de um bando de maritacas roubava a atenção dos transeuntes na manhã da última quarta-feira útil de 2014. A cena ocorreu na rua José Maria Lisboa, quase na esquina com a rua Peixoto Gomide. Ecoando entre uma sibipiruna e um pau-ferro no bairro paulistano de Cerqueira César, o som estridente hipnotizava os pedestres, que torciam o pescoço para ver os periquitos ziguezagueando nas folhas.
 
Só uma mente arquitetônica maníaca seria capaz de dissimilar a algazarra, abstraindo os atores e focando no cenário. Assim, refrescaria os olhos a quietude de um sobrado em meio a prédios de apartamentos e lojas sem graça. A construção sem recuo tem heras na parede frontal, tão camuflada quanto os passarinhos do bico enganchado no meio das árvores.
 
A folhagem acoberta chapas metálicas perfuradas, acabamento do beiral e dos portões nas extremidades. Entre eles, há dois painéis de vidro fosco, igualmente encobertos pelo verde. Na parte de cima, o passado mantém-se sereno com a regularidade de quatro antigas venezianas de madeira. A simetria reflete a biografia do sobrado, que aloja uma única empresa, mas foi construído nas primeiras décadas do século passado para diferentes inquilinos: dois comércios no térreo e um casal de residências em cima. (trecho de "O círculo virtuoso", de Fernando Serapião)
 
 
*
 
Depois de morar em Perdizes, a família construiu uma casa confortável no Pacaembuzinho, em terreno de mais de sete mil metros quadrados. Loeb estudou no Colégio Batista Brasileiro, na Escola Americana e no Bandeirantes, instituição com ênfase em exatas. “Pensei até em fazer engenharia no ITA.” No ano do vestibular, um aniversário no Jardim América foi decisivo: ele determinou seu futuro ao ouvir o entusiasmo de um aluno de arquitetura na USP. (trecho de "O círculo virtuoso", de Fernando Serapião)
 
 


COLABORADORES

Fernando Serapião

Além de circular pelas estradas do interior de São Paulo para conhecer de perto os projetos da LoebCapote, o editor da Monolito acompanhou a rotina do escritório nas vésperas da passagem de ano.

Leonardo Finotti

Autor das fotos de quase todos os projetos publicados nesta edição, Finotti também clicou a sede do escritório LoebCapote. O Museu de Arte Moderna de Nova York acaba de adquirir 15 fotos dele para o acervo permanente.

Lucia Mindlin Loeb

Artista plástica, Lucia integrou em 2014 a mostra Cidade Gráfica, no Itaú Cultural, revisitando a paisagem urbana da avenida Celso Garcia. Nesta edição, é dela o retrato dos sócios e associados que abre o perfil.

Tuca Vieira

Autor de vários ensaios fotográficos de obras de Roberto Loeb, são de Vieira as fotos da IFF publicadas nesta edição. Em 2014, ele expôs 30 imagens paulistanas na individual São Paulo, em Castelló de la Plana, na Espanha.


SUMÁRIO

Textos
Perfil: "O círculo virtuoso", de Fernando Serapião

Ensaio fotográfico
Leonardo Finotti

Obras selecionadas
Santander Cultural (2001/2002), Porto Alegre
Fator 5 (2005/2007), Arujá, SP
Centro de criatividade da IFF (2005/2009), Santana de Parnaíba, SP
Centro administrativo Weishaupt (2006/2009), Indaiatuba, SP
Centro de distribuição da Avon (2008/2011), Cabreúva, SP
Data Center Santander (2009/2013), Campinas, SP
Sicpa (2010/2015), Rio de Janeiro
Knorr-Bremse (2012/2013), Itupeva, SP
Centro de distribuição Mahle (2012/2014), Limeira, SP
Pavilhão de convivência da Bayer (2012/2013), São Paulo
Ponte Friedrich Bayer (2012/2013), São Paulo
Cine Caixa Belas Artes (2013/2014), São Paulo


Copyright 2011 - 2017 • Editora Monolito • Todos os direitos reservados
Criação de Sites - Célula Ideias